Como Ganhar Dinheiro Sem Ter Dinheiro

Introdução

Todos sabemos que “dinheiro traz dinheiro” mas quando não o temos por onde havemos de começar? Como podemos investir em novas instituições de caridade se nem podemos subornar o próximo? Vamos supor que você já leu as nossas dicas sobre como ganhar dinheiro online mas que não tem um computador ou acesso frequente à internet. Vamos também supor que já leu o nosso truque para ganhar na raspadinha mas que não tem dinheiro para apostar ou que não tem consigo um smartphone capaz de correr a aplicação LuckySOB. Resumindo, vamos supor que você é um pobretanas, que não tem um tostão furado e que procura apenas um tijolo para suportar a pirâmide do capitalismo.

É bom sublinhar que você não vai ler dicas para enriquecer, mas sim dicas (10 dicas)  que o ajudarão a ganhar uns trocados para coser seus bolsos, encher a barriga e dizer adeus à miséria.

Dica #1: Peça esmola

Não há nada mais humilde do que ajoelhar na calçada, baixar a cabeça e estender a mão à misericórdia. Pedir esmola é um ato gratificante, tanto para quem dá como para quem recebe. Ao receber esmola você estará realizando o desejo do benfeitor em fazer uma boa ação por dia. Por outro lado, você receberá confirmação de que a caridade realmente compensa e que um dia você poderá criar a sua própria instituição. Considere o ato de pedir esmola como um aprendizado, um primeiro passo (ainda que de joelhos) na sua futura carreira de pedinte.

Dica #2: Ajude as senhoras a estacionar

Caso não tenha feitio para pedir ou sofra de artrite nos joelhos… Ou até, talvez, quem sabe, pertença àquela minoria que gosta de ajudar a quem não pede… Ou porque é um Dom Juan e como Dom Juan que é, não consegue resistir às frustrações do sexo oposto… Talvez não se oponha em ajudar as senhoras a estacionar seus carros. Mais à direita, mais à esquerda, pode vir, já bateu. O importante, seja mulher ou idoso, é que é prudente dar uma moedinha a quem ajuda a estacionar o carro. Sobretudo quando o carro fica ao cuidado de um estranho e estranhos podem ser rancorosos.  Estacionador de carros é um trabalho de respeito e que exige respeito, muito respeito.

Dica #3: Seja artista

Seja artista, mas no bom sentido, no sentido legal. A arte é uma boa desculpa para quem não quer trabalhar. “O meu namorado é artista” – quem nunca ouviu? Muitas das vezes o casamento acaba em divórcio mas para quem não tem responsabilidades, ser artista é uma boa alternativa. Mesmo que você não tenha arte para nada, porque não fazer pinturas abstratas com óleo queimado ou esculturas de ferro retorcido? Arte moderna está sempre na moda porque é moderna. Não tem como dar errado. Outra ideia, caso você seja como eu (à moda antiga), é pagar as contas com poemas. Isto fazia Fernando Pessoa, o nobre poeta português que usava vários heterónimos para iludir os credores.

Dica #4: Seja altruísta, entre aspas

“A felicidade só é real quando compartilhada”. De que vale viver um momento emocionante quando não temos ninguém com quem o partilhar? Você pode ter aqui um papel determinante e tornar a felicidade de alguém em algo real e palpável. Muitas pessoas têm dinheiro mas não têm felicidade pois lhes falta a companhia. Você não tem felicidade nem dinheiro, mas se aceitar ser companhia de alguém, pode fazer um “três em um”. Procure um local de migração como um aeroporto, caminho-de-ferro ou paragem de autocarro. Segure um papelão dizendo “Ofereço companhia. 100% discrição.”  Não se preocupe com o termo “Ofereço”, a sua companhia será muito apreciada e a gratidão, muito generosa.  É um simples caso de solidariedade social em que uma mão esfrega a outra.

Dica #5: Seja amigo do ambiente

Reciclar é um dever de todos nós, mas nem todos cumprimos. O que vale é que pessoas como você, fazem de tudo para manter o ambiente limpo e saudável para que todos possamos usufruir. Revolva os caixotes do lixo e deixe ficar apenas a matéria orgânica. Os metais, quando separados, são extremamente valiosos. Não irá encontrar ouro, mas o cobre vale um bom dinheiro na sucata. Tenha atenção para não remover o cobre de cabos elétricos ou linhas telefónicas que ainda estejam a ser usadas. O risco de eletrocussão é grande e o de prisão também. Não remova as tampas de esgoto (em ferro fundido) . Elas estão lá por uma boa razão e é menos um buraco para você se enfiar. Conheço um sucateiro que começou bem jovem. Primeiro andava a pé, depois arranjou uma bicicleta, agora tem até atrelado. Sonha ter uma carroça, um verdadeiro ambientalista, um exemplo a seguir.

Dica #6: Dê sangue

Mais um modo de contribuir para o bem comum, incluíndo o seu, é dando sangue. Dando, como quem diz, trocando. A vida de alguém tem um preço e ronda algures entre um chá e um pequeno almoço completo. Pode não parecer grande negócio à primeira vista mas pense comigo, se continuar vivendo de pequenos almoços quem vai precisar de sangue é você.

Dica #7: Ponha a fé de lado

Não é muito católico mas pode ser muito rentável. Deixe de ser crente e peça uma indemnização. Bata à porta da igreja e grite basta. Fale que a Terra é redonda e que você perdeu seu tempo às voltas. Fale que o mundo não acabou o mês passado e que por isso você falhou nas prestações. Peça ao padre para jogar dinheiro ao céu e o que voar é Dele, o que cair é seu.

Dica #8: Seja distraído

Se nenhuma das dicas acima o convenceu ainda é porque talvez você seja distraído mesmo. Pode aproveitar essa virtude e atravessar estradas com mais frequência. No planeta Russia é comum avistarmos atropelamentos de pessoas distraídas mas muito focadas na altura de reclamar uma indemnização. Aproveite enquanto o uso de câmaras de video não é de uso frequente neste país. Se você estiver vivendo na China, ignore esta dica.

Dica #9: Abra os olhos

Estou ficando farto de escrever mas se você ainda não entendeu é porque não leu mesmo. Talvez tenha um problema na sua vista ou mesmo falta de óculos. Abra bem os olhos porque a dica que se segue é de todas a mais importante.

Dica #10: Vá Trabalhar

É como diz o Chico Buarque. “Deus permite a todo o mundo uma loucura”. Agora que você já cometeu a loucura de ler estas dicas todas, já sabe que para ganhar dinheiro sem ter dinheiro o melhor é arranjar um emprego mesmo.

 

Nota: Se o que você queria mesmo era ganhar dinheiro fácil mas não se importa de gastar uns trocos, então já perdeu seu tempo a ler estes disparates. Volte lá acima à introdução e clique nos links que lhe deixei.